Tópicos

Contabilidade

19 ago 2021 2 minutos de leitura

Suspensão das autuações sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins

A Receita Federal afirma ter publicado uma orientação interna para suspender autuações que estejam relacionadas à exclusão do ICMS do cálculo do PIS e da Cofins. 

Frederico Faber, subsecretário de Arrecadação e Cobrança, diz que o órgão aguarda a publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) para revisar as suas normas e emitir um comunicado oficial aos contribuintes sobre a interpretação e operacionalização da decisão dos ministros.

Após a divulgação do comunicado, segundo Faber, a Receita Federal irá fornecer um prazo para que os contribuintes, caso entendam necessário, ajustem as suas declarações, e só depois desse prazo é que deverão ocorrer novas autuações e multas.

“O próprio contribuinte vai ter a oportunidade de revisar os seus créditos. Porque, eventualmente, o cálculo pode estar superestimado devido às várias correntes de entendimento que existem sobre esse tema”, diz Faber. “Nós também teremos todo um trabalho interno de revisão do que possa ter sido lançado de forma divergente da decisão do STF”, completa.

Fonte: Valor Econômico

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania