MEI: Contribuição mensal poderá ser paga com PIX

06/01/2021 • categoria:Contabilidade comentários •
MEI: Contribuição mensal poderá ser paga com PIX

A Receita Federal estima que em 2021 todos os documentos de arrecadação sob sua gestão possuam o QR Code do Pix.

O Pix é um novo meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. Consiste em uma nova opção ao lado de TEDs, DOCs e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos. Com o Pix, é possível realizar transações em menos de 10 segundos, usando apenas aplicativos de celular.

A Receita Federal anunciou que irá incorporar o QR Code do Pix ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). A atualização deve ocorrer ainda em janeiro de 2021. Essa medida tem o intuito de facilitar os 9 milhões de pagamentos feitos mensalmente por Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais.

O Banco do Brasil foi o primeiro dos parceiros a englobar o novo sistema de pagamentos ao serviço de arrecadação prestado ao governo federal. De acordo com a Receita Federal, a expectativa é que neste ano todos os documentos de arrecadação que estão sob sua gestão tenham o QR Code do Pix, o que corresponde a 320 milhões de pagamentos por ano.