Tópicos

Contabilidade

8 fev 2021 2 minutos de leitura

Consulta de notas fiscais e sua importância para a saúde do negócio

Os documentos fiscais emitidos digitalmente, sejam eles NF-e, NFC-e, CT-e ou Manifestos são documentos que devem ser mantidos ao alcance dos seus interessados internos, a fim de serem consultados de maneira intempestiva. Dessa forma, o armazenamento digital aparece como facilitador do seu acesso, tornando mais rápida e eficaz a obtenção de informações como, por exemplo, a certificação uma operação de circulação de mercadorias e a veracidade das informações ali contidas. 

Fique atento, é sua responsabilidade não só armazenar as notas emitidas por você, mas também as notas emitidas contra o seu CNPJ (operações de entrada).

A exemplo disso, imagine que você contate um fornecedor para consultar preços e ele, sem seu conhecimento e consentimento, já emita uma nota fiscal eletrônica para a sua empresa, a falta de escrituração fiscal dessa nota será detectada pela Receita Federal através do cruzamento de informações acarretando em multas previstas no RICMS, RISS e nos termos e condições de cada um dos órgãos competentes. 

No momento da consulta fique atento, esses são os principais riscos que podem ser evitados com a consulta periódica da NF-e:

  • Notas frias (não autorizadas): notas e documentos que foram emitidos sem o consentimento e ciência da empresa;
  • Notas canceladas: emitidas com o consentimento da empresa, mas foram anuladas por algum motivo sem aviso prévio à empresa interessada; 
  • Notas sem validade fiscal: emitidas em ambiente de homologação e sem validade jurídica para acobertar a operação. 

Dessa forma, o monitoramento inteligente dos documentos fiscais emitidos contra o CNPJ da empresa é importante para uma gestão contábil preventiva e prevenção contra o uso indevido do seu CNPJ em operações frias. Conheça aqui a nossa solução!

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania