Tópicos

Super Terça Contábil

21 jun 2022 3 minutos de leitura

Senado aprova projeto que limita a alíquota do ICMS para bens essenciais

O Senado aprovou o projeto que limita o teto de 17% do ICMS sobre bens essenciais, tais quais: combustíveis, energia elétrica e serviços de telecomunicações e transporte público.

Essa proposta prevê a compensação aos Estados, para o abatimento de dívidas com a União, mas só se a perda de arrecadação passar de 5%. Já os governos não endividados vão ter prioridade em fazer empréstimos e podem ter recursos extras em 2023.

 A mudança vai diminuir os preços dos combustíveis para o consumidor final e ajudar no controle da inflação e da economia como um todo, segundo senadores governistas. Porém os críticos do PLP disseram que não haverá redução significativa de preços nas bombas, mas setores da educação e saúde podem ser afetados. 

O ICMS incide sobre a circulação de mercadorias e prestação de serviços e constitui a mais importante fonte de arrecadação dos estados, que passam 25% da arrecadação aos municípios.

 Esse projeto considera combustíveis, energia, transportes públicos, gás natural e comunicações, bens essenciais e indispensáveis e os governos não poderão cobrar ICMS acima do teto se o PLP virar lei.

 O relator Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) complementou seu relatório analisando todas as 77 emendas apresentadas no Senado. E acolheu quatro emendas de maneira integral e outras nove emendas parciais.

 Os governadores demonstram resistência à proposta, já que o ICMS é a principal fonte de arrecadação. E os parlamentares de oposição, consideram que a medida pode prejudicar os governos locais e não surtir o efeito desejado, que é a baixa dos valores. Essa questão também tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Confira o texto na íntegra: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/14/senado-aprova-pec-para-manter-competitividade-do-etanol-texto-vai-a-camara

A nossa equipe de Experts Contábeis está em constante atualização sobre as informações tributárias brasileiras para te informar em primeira mão. Na Super Terça Contábil você recebe informações relevantes para que seja possível cumprir com todas as suas obrigações fiscais. Fique de olho em nosso blog, e em caso de dúvida não deixe de procurar o suporte Webmania!

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania