Tópicos

EmpresarialTecnologia

30 nov 2023 4 minutos de leitura

Integração da API Webmania® com outros sistemas

A API de emissão de documentos fiscais da Webmania é compatível com qualquer linguagem de programação. A comunicação das APIs são feitas via JSON, isso permite integrações entre sistemas, ERPs e Marketplaces. Antes de iniciar a integração é importante destacar que recomendamos que você conte com o auxílio de um desenvolvedor de confiança para realizar as programações. 

Confira a seguir alguns passos para integrar a API da Webmania com outros sistemas:

Cadastro no Emissor

Para isso é necessário escolher o plano que melhor atenda às suas necessidades, em seguida cadastrar a empresa, inserir o certificado digital A1, e, por fim, adicionar as informações fiscais. Lembrando que o nosso sistema oferece 30 dias gratuitos para realizar os testes de emissão, só após esse período são realizadas as cobranças.

Cadastro do Emissor

Obtenha as credenciais de API

Após o cadastro você receberá  as credenciais de API necessárias para autenticação da API com o seu sistema. Copie e cole as credenciais de acesso informadas pela Webmania.

Credenciais de API

Leia a documentação da API

É de extrema importância que o seu programador de confiança leia atentamente a documentação da API, ela foi elaborada de forma intuitiva para simplificar a integração com qualquer sistema. A documentação da API apresenta detalhes sobre os endpoints disponíveis, os parâmetros necessários, os métodos de autenticação e exemplos de solicitações e respostas.

Desenvolva a integração

Utilize a linguagem de programação de sua escolha para desenvolver a integração. Todas as solicitações na API devem ser realizadas em ambiente criptografado HTTPS, incluindo os parâmetros necessários.

Confira um vídeo explicativo: https://ajuda.webmaniabr.com/hc/pt-br/articles/

Implemente a autenticação

Certifique-se de incluir a autenticação adequada nas suas solicitações. A Webmania pode utilizar tokens de API, chaves de acesso ou outros métodos para autenticar as solicitações.

Saiba mais sobre o processo de autenticação: https://webmaniabr.com/docs/rest-api-nfe/#autenticacao

Teste a integração

Antes de colocar a integração em produção, faça testes rigorosos para garantir que a comunicação entre o seu sistema e a API da Webmania funcione conforme esperado.

Trate as respostas da API

Programe seu sistema para lidar com as respostas da API de maneira apropriada. Isso inclui tratar códigos de status HTTP, processar dados retornados e lidar com eventuais erros.

Monitore e mantenha

Após a implementação, monitore a integração para garantir que ela continue funcionando corretamente. Esteja ciente de quaisquer atualizações na API e ajuste seu sistema conforme necessário.

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania