Tópicos

Contabilidade

23 jan 2018 2 minutos de leitura

Emissão de nota com Diferencial de Alíquota do ICMS (DIFAL)

O Diferencial de Alíquota do ICMS, conhecido popularmente como DIFAL, deve estar presente nas operações interestaduais destinadas a consumidor final não contribuinte. O cálculo se baseia na diferença entre a alíquota interna e a alíquota interestadual do ICMS, sendo este cálculo realizado automaticamente pelo emissor da WebmaniaBR.

Empresa do Simples Nacional ou MEI

O Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu medida liminar suspendendo para empresas do Simples Nacional/MEI a cobrança do DIFAL – decisão publicada em 17 de fevereiro de 2016 através da ADI 5269.

Empresas Lucro Real e Presumido

Todas as empresas do Lucro Real ou Presumido devem possuir o cálculo do DIFAL destacado na emissão das Notas Fiscais.

Lei Complementar nº 190/20122.

Foi publicada no Diário Oficial da União em 05.01.2022, a Lei Complementar n º 190/2022, que altera a Lei Complementar n° 87/96 (Lei Kandir), para regulamentar a cobrança do diferencial de alíquotas nas operações e prestações interestaduais destinadas a consumidor final não contribuinte do imposto.

Com isso, cada estado e o Distrito Federal determinaram seus próprios prazos para adequação a lei, sendo que até o final desses prazos o contribuinte não fica obrigado a realizar o destaque e recolhimento desses impostos nas notas fiscais.

No emissor de notas fiscais Webmania, o cálculo bem como o destaque do Difal ocorrem de forma automática na nota fiscal. Contudo, devido a esse período de adaptação a Lei nº 190/2022 de cada estado, atualmente é possível desabilitar esse recurso de acordo com cada estado de destino da operação.

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania