Com o avanço do comércio eletrônico, surgiu a necessidade de simplificar o processo de impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE). A impressão do DANFE Simplificado Etiqueta, pode ser utilizado pelos contribuintes nas operações de venda para consumidor final em comércio eletrônico, por telemarketing ou processos semelhantes.
O que é DANFE?
O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica é a representação gráfica do XML de uma NF-e. Nele deve conter a chave de acesso para consulta das informações da NF-e.
Em resumo, ele deve ser emitido em todas as operações comerciais e ser fixado à mercadoria. Acompanhando-a durante o trânsito até o destinatário, independentemente do meio de transporte escolhido.
O que é DANFE Simplificado Etiqueta?
O Danfe Simplificado tem como objetivo facilitar o acesso às informações para o destinatário da mercadoria e trazer agilidade para o emitente.
Em síntese, o Danfe simplificado (modelo etiqueta) possui algumas especificações diferentes do modelo tradicional. Tem o objetivo de facilitar o processo, substituindo o documento maior e mais completo por uma etiqueta com informações resumidas.
Qual a diferença do DANFE para o DANFE Simplificado Etiqueta?
O DANFE Simplificado é menor e contém informações mais resumidas do que o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica tradicional. O modelo surgiu com a publicação da NT 2020.004, para facilitar o processo e diminuir a quantidade de papel utilizado.
Em contrapartida ao DANFE tradicional, impresso em papel tamanho A4 e anexado à caixa dentro de um envelope plástico. O DANFE Simplificado pode ser impresso em etiqueta adesiva e ser colado diretamente na caixa do produto.
O que diz a Nota Técnica 2020.004 da NF-e?
A Nota Técnica traz informações sobre os campos obrigatórios da NF-e para a geração do Danfe Simplificado modelo etiqueta.
Para este novo formato é obrigatória a exibição dos seguintes campos:
- Descrição “DANFE Simplificado – Etiqueta”;
- Dados do emitente (Nome/Razão Social, Sigla da UF, CNPJ, Inscrição Estadual);
- Dados gerais da NF-e (Tipo de operação, se entrada ou saída, Série e Número da NF-e, Data de emissão);
- Informações do destinatário (Nome/Razão Social, Sigla da UF, CNPJ/CPF, Inscrição Estadual, quando existir);
- Valor total da NF-e;
- Contingência EPEC (protocolo de autorização do evento).
Como fazer a emissão do Danfe Simplificado Etiqueta?
Após a transmissão da NF-e e autorização pela Sefaz, o que muda é apenas o formato de impressão. Devendo-se optar por imprimir o Danfe Simplificado.
Como deve ser a impressão do Danfe Simplificado Etiqueta?
Após o preenchimento dos campos obrigatórios descritos na Nota Técnica, a impressão pode ocorrer em uma impressora comum.
O tipo de papel é indiferente, desde que a sua largura mínima seja de 55 milímetros e o código esteja visível para a leitura.
Além disso, a fonte do texto não pode ser inferior ao tamanho seis (6) e os títulos dos campos impressos devem ser em negrito e em LETRA MAIÚSCULA.
A chave de acesso e o código de barras devem ser impressos no canto superior direito do papel, seguindo as normas do Manual de Orientação do Contribuinte.
No momento de organizar o produto na embalagem padrão para envio ao destinatário, o Danfe também deve ser acoplado na caixa. Feito isso, deve-se colocar o Danfe simplificado em formato de etiqueta, que acompanha a mercadoria em todo o seu trajeto.
Quais são os benefícios?
Esse modelo é vantajoso tanto para o emitente quanto para o consumidor. Principalmente devido à facilidade e agilidade de impressão, o que impacta diretamente nas entregas.
Em suma, o DANFE Simplificado reduz custos para sua emissão, por se tratar de um documento menor e mais resumido. Estudos apontam uma economia de até 40% nos custos operacionais para a impressão se comparado ao modelo tradicional em tamanho A4.
Assim como a redução do consumo de tinta da impressora a laser, de energia elétrica, e do custo com o próprio envelope plástico que antes era obrigatório.
Igualmente para o consumidor final, que além de ter sua mercadoria em mãos em menos tempo, também é beneficiado com o padrão de informações simplificado. Que por ser mais resumido, é mais fácil para fazer a leitura dos dados contidos no DANFE.