Tópicos

ContabilidadeE-commerceEmpresarial

13 out 2023 6 minutos de leitura

Nota Fiscal para e-commerce: confira os erros mais comuns

O comércio eletrônico é responsável por movimentar grande parte da economia brasileira. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2023, as vendas online no país cresceram 31% no primeiro semestre do ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Administrar um e-commerce não é tarefa fácil, por isso você deve estar atento a todas as obrigações e especificidades desse tipo de negócio. Existem alguns erros comuns relacionados às notas fiscais que podem causar problemas legais, financeiros e operacionais. Por isso, separamos 4 erros comuns ao emitir notas fiscais eletrônicas para e-commerce.

4 erros na emissão de NF-e no e-commerce

Confira os erros mais comuns durante o processo de emissão de notas fiscais eletrônicas no e-commerce. 

Emitir o tipo errado de documento fiscal 

Entre os erros mais comuns está a diferenciação entre os tipos de documentos fiscais eletrônicos, cada um deles possui uma finalidade específica e é direcionado para tipos diferentes de transações comerciais ou segmentos de mercado. Confira alguns exemplos:

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

A NF-e é um documento digital que formaliza a venda de produtos. Ela vale tanto para vendas que acontecem em uma loja física quanto para as que ocorrem pela internet. A emissão se destina a qualquer empresa que comercialize produtos, isso inclui Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP), empresa do Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido, entre outras.

Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e)

A NFC-e é um documento de existência apenas digital, com validade jurídica garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso permitida pela Sefaz. O objetivo do documento é registrar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio ao consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.

A emissão deste documento fiscal eletrônico está destinada a empresas que comercializam produtos para o cliente final. Aqui entram, por exemplo, os supermercados, lojas de roupas ou qualquer tipo de estabelecimento que venda direto ao consumidor final.

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e)

A NFS-e nada mais é do que a nota fiscal de serviço eletrônica, que vem sendo desenvolvida pela Receita Federal do Brasil (RFB) e pela Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) para substituir a antiga nota de papel, simplificando e agilizando o processo de emissão e controle das informações fiscais relacionadas aos serviços prestados.

A obrigatoriedade de emissão da nota fiscal de serviço é para todas as empresas de prestação de serviço que precisam recolher o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza); mas, por se tratar de um imposto municipal, cada município tem suas regras e regulamentação relacionadas à NFS-e.

Manifesto Eletrônico de Documento Fiscal (MDF-e)

O Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico (MDF-e) é um documento que deve ser emitido, obrigatoriamente, por todas as empresas de transporte, tanto as que utilizam veículos próprios quanto os transportadores autônomos. 

Além disso, o manifesto é um documento obrigatório de existência apenas digital, que reúne as principais informações contidas na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e no Conhecimento de Transporte (CT-e).

Preenchimento incorreto das informações

O preenchimento incorreto das notas fiscais eletrônicas podem gerar uma série de problemas fiscais para os emitentes. Alguns dos erros de preenchimento são:

Informações incorretas do emitente e destinatário

Erros nos dados do emitente (sua empresa) e do destinatário (cliente) podem causar problemas na entrega e na contabilidade. Certifique-se de que todos os dados estejam corretos, como CNPJ/CPF, endereço, nome, e Inscrição Estadual (IE) ou Municipal (IM) quando aplicável.

Descrição inadequada dos produtos

A descrição dos produtos deve ser clara e precisa. Erros ou informações vagas podem levar a confusões e disputas com os clientes.

Quantidade e valor dos produtos

Certifique-se de que a quantidade e o valor dos produtos estejam corretos na NFe. Divergências podem resultar em problemas fiscais.

Vencimento do certificado digital

O Certificado Digital é um arquivo criptografado onde constam todos os dados empresariais da organização com validade jurídica, serve como assinatura digital para documentos e processos fiscais realizados juntos à Receita Federal. O certificado digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet. Essa assinatura permite que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade, com a mesma validade da assinatura convencional.

Por isso é importante sempre acompanhar o período de validade do seu certificado digital, caso contrário não será possível realizar a emissão dos seus documentos fiscais. Na Webmania® você consegue acompanhar através do Painel do Cliente, quantos dias faltam para o vencimento, essa facilidade permite que você não perca nenhuma emissão.

Erro no cálculo de impostos

O cálculo dos impostos é uma das etapas mais importantes e mais complexas durante as emissões de documentos fiscais. Caso ocorra algum erro é possível emitir uma nota complementar ou uma carta de correção eletrônica (CC-e).

Porém, a melhor alternativa é emitir seus documentos fiscais com a Webmania®, atualmente são mais de 10.000 regras e legislações, atualizadas constantemente pelo nosso time de Experts Contábeis para todos os estados brasileiros. Evite erros na alíquota e cálculos incorretos, garanta as suas operações com a tecnologia da Webmania.

O nosso sistema consegue simplificar os impostos para todas as empresas emitentes, garantindo que a emissão esteja em conformidade com as normativas estipuladas pelo fisco.

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania