Tópicos

E-commerceEmpresarial

11 out 2023 3 minutos de leitura

Dicas de como escolher um marketplace para o seu negócio

Com a maior popularização das compras online, os marketplaces passaram a ser uma possibilidade aos empreendedores. Os marketplaces são mercados virtuais em que o vendedor expõe o seu produto em plataformas gigantes do varejo, gerando maior visibilidade e possibilidade de venda. 

Dentre elas se destacam: Mercado Livre, Amazon, Magazine Luiza, Shopee, OLX e outros. Existem muitas vantagens em estar nessas plataformas. Fazer parte do portal de uma marca famosa ajuda o pequeno empresário a ter visibilidade e aumentar suas vendas.

Quais as vantagens do marketplace para o seu negócio?

O comércio online no Brasil teve R$40 bilhões em vendas no 1º trimestre de 2023, de acordo com a ABComm. Além disso, o consumo online representa, hoje, mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional. Por isso, é importante sempre considerar as vendas online para contribuir para o crescimento do seu negócio. Confira as principais vantagens:

Custos

Levando em conta toda a estrutura e facilidades oferecidas pela plataforma contratada, as comissões, que giram em torno de 1%, não são consideradas exorbitantes. 

Visibilidade 

A maioria dos grandes sites de marketplaces investe em SEO (Search Engine Optimization), técnicas que melhoram o posicionamento do site nos resultados de busca do Google. Quando você cria seus anúncios de maneira eficaz, aumenta suas chances de se destacar, especialmente ao utilizar palavras-chave relevantes para nichos específicos de mercado. Quanto mais você se especializar na elaboração de propagandas, maiores serão as possibilidades de se destacar.

Faturamento

Estar presente em um marketplace aumenta as suas chances de vendas e o valor médio das transações da sua empresa, uma vez que o sistema normalmente oferta ao consumidor outros produtos da mesma marca no momento da venda.

Marketing e publicidade

Especialmente para microempreendedores com orçamentos limitados para anúncios, é cada vez mais fácil criar lojas virtuais personalizadas em marketplaces, usando ferramentas que permitem a customização.

Meios de pagamento

As maiores lojas oferecem opções de antifraude e pagamento, atuando como intermediários do pagamento ou fornecendo gateways de pagamento, processando as transações online de forma segura.

Responsividade (mobile)

O comerciante não precisa se preocupar com a experiência do cliente ao acessar o site por dispositivos móveis, como celulares ou tablets. A plataforma investe para garantir que o conteúdo seja exibido de forma clara e organizada, independentemente do dispositivo utilizado pelo cliente.

Suporte

Em caso de problemas ou dúvidas relacionados à navegação ou transações, o marketplace oferece atendimento direto ao cliente, aliviando preocupações do fornecedor em relação a esses aspectos.

Fonte: Serasa Experiam. Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/conteudos/impulsiona/como-escolher-o-melhor-marketplace-para-o-seu-negocio/

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania