E-commerceEmpresarial

5 dicas para alavancar suas vendas no final de ano

8 nov 2023 4 minutos de leitura

Tópicos

O final de ano representa um momento muito aguardado para o varejo nacional, as vendas representam um momento crucial para aumentar a receita dos lojistas, expandir a base de clientes e acumular recursos financeiros para os meses seguintes. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a alavancar suas vendas no final de ano.

Uma das datas que mais movimentam o mercado no final de ano é Black Friday, e de acordo com uma pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela Offerwise Agosto de 2023, os consumidores realizam as pesquisas e avaliam os produtos antes mesmo de efetivar a compra. 

Fonte: Pesquisa Black Friday, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise Agosto de 2023

Por isso é importante ter um bom planejamento prévio, para que as suas estratégias de venda sejam mais eficientes e diversificadas.

Saiba quais são as principais datas para se preparar

Confira as principais datas para se preparar para as ações de vendas neste final de 2023.

25 de novembro – Black Friday;

28 de novembro – Cyber Monday;

25 de dezembro – Natal;

31 de dezembro a 01 de janeiro – Ano Novo.

Antecipe a demanda pelos seus produtos

Prever o aumento na procura por produtos e serviços é fundamental para avaliar a necessidade de expandir operações e evitar perder oportunidades de vendas. É preciso mapear o que deve impulsionar a demanda em cada setor, como filmes, séries e lançamentos de produtos. Com base nisso, é possível calcular o impacto dessas tendências na procura por cada item e serviço, permitindo assim preparar-se adequadamente para o aumento da demanda.

Preparação operacional

Uma vez que a demanda tenha sido avaliada, o passo seguinte consiste em estruturar a operação para atender ao aumento de pedidos. Esse planejamento deve incluir a análise dos investimentos necessários para expandir os estoques, melhorar a capacidade logística e melhorar o atendimento. Uma dica valiosa é a avaliação dos prazos de execução de cada etapa, o que implica examinar os pontos críticos, considerando a dinâmica específica de cada tipo de negócio. 

Gestão de estoque

As principais preocupações relacionadas ao controle de estoque envolvem os produtos sazonais e o tempo de armazenamento. É crucial estar preparado para atender à demanda durante o período de fim de ano, mas também é fundamental considerar o custo de armazenamento que afeta o preço final. 

Vale lembrar, que deve-se ter cuidado para não exagerar na compra de itens que podem perder demanda após o fim do ano ou que possam se tornar inviáveis devido ao vencimento do prazo de validade, após o período de alta demanda. 

Planeje suas campanhas promocionais

Uma boa estratégia antecipada pode ser a peça chave para uma boa campanha promocional. Para isso é importante que você defina seus objetivos; conheça seu público-alvo; defina seu orçamento; e escolha quais os tipos de promoção oferecer ao consumidor. Para facilitar, você pode contar com a ferramenta de consulta de QR Code da Webmania, com ela você pode complementar suas campanhas promocionais de forma facilitada. 

O serviço de consulta de QR Code de NFC-e é ofertado pela Webmania® com o objetivo de garantir a veracidade das notas fiscais, listagem de produtos e outras informações importantes para uma boa campanha promocional. Essa é a solução ideal para te ajudar a aprimorar suas campanhas promocionais, de cashback, pontos, descontos e muito mais.

Fonte: Revista PEGN. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/conteudo-de-marca/seu-negocio-itau-empresas/

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania