Tópicos

E-commerceEmpresarial

15 mar 2022 5 minutos de leitura

Danfe Simplificado Etiqueta – O que é e como emitir?

O que é DANFE?

O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica – DANFE é a representação gráfica do XML de uma NF-e. Nele deve conter a chave de acesso para consulta das informações da NF-e.

O DANFE deve ser emitido em todas as operações comerciais e ser fixado à mercadoria, acompanhando-a durante o trânsito até o destinatário, independentemente do meio de transporte escolhido.

O que é DANFE Simplificado Etiqueta? 

O Danfe Simplificado tem como objetivo facilitar as informações para o destinatário da mercadoria e trazer agilidade para o emitente da nota fiscal.

Este novo modelo surgiu por conta do aumento de compras online e possui algumas especificações em seu formato, as quais foram divulgadas através da Nota Técnica 2020.004.

O Danfe simplificado (modelo etiqueta) possui algumas especificações diferentes do modelo tradicional. Tem o objetivo de facilitar o processo, substituindo o documento maior e mais completo (Danfe) por uma etiqueta com informações resumidas (Danfe simplificado). 

Qual a diferença do DANFE para o DANFE Simplificado Etiqueta?

O DANFE Simplificado é menor e contém informações mais resumidas do que o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica tradicional. O modelo surgiu em 2020, com a publicação da Nota Técnica nº 2020.004, como forma de facilitar o processo e diminuir a quantidade de papel utilizado para esse fim.

Diferentemente do DANFE tradicional, impresso em papel tamanho A4 e anexado à caixa dentro de um envelope plástico, o DANFE Simplificado pode ser impresso em etiqueta adesiva e ser colado diretamente na caixa do produto.

O que diz a Nota Técnica 2020.004 da NF-e? 

A NT 2020.004, de agosto de 2020, traz informações sobre os campos obrigatórios da NF-e para a geração do Danfe Simplificado modelo etiqueta. 

Para este novo formato é obrigatória a exibição dos seguintes campos:

  1. Descrição “DANFE Simplificado – Etiqueta”
  2. Dados do emitente (Nome/Razão Social, Sigla da UF, CNPJ, Inscrição Estadual)
  3. Dados gerais da NF-e (Tipo de operação, se entrada ou saída, Série e Número da NF-e, Data de emissão)
  4. Informações do destinatário (Nome/Razão Social, Sigla da UF, CNPJ/CPF, Inscrição Estadual, quando existir)
  5. Valor total da NF-e
  6. Contingência EPEC (protocolo de autorização do evento)

Como fazer a emissão do Danfe Simplificado Etiqueta?

Após a transmissão da NF-e e autorização pela Sefaz, o que muda é apenas o formato de impressão, no qual deverá optar por imprimir o Danfe Simplificado.

Como deve ser a impressão do Danfe Simplificado Etiqueta?

Após o preenchimento dos campos obrigatórios descritos na Nota Técnica, a impressão pode ocorrer em uma impressora comum. 

O tipo de papel é indiferente, desde que a sua largura mínima seja de 55 milímetros e o código de barras deve ser visível para a leitura. 

A fonte do texto não pode ser inferior ao tamanho seis (6) e os títulos dos campos impressos devem ser em negrito e em LETRA MAIÚSCULA. 

A chave de acesso e o código de barras devem ser impressos no canto superior direito do papel, seguindo as normas do Manual de Orientação do Contribuinte (página 6).

No momento de organizar o produto na embalagem padrão para envio ao destinatário, o Danfe também deve ser acoplado na caixa. Feito isso, deve-se colocar o Danfe simplificado em formato de etiqueta, que acompanha a mercadoria em todo o seu trajeto.

Quais são os benefícios do Danfe Simplificado Etiqueta?

Esse modelo é vantajoso tanto para o emitente quanto para o consumidor. Principalmente devido à facilidade e agilidade de impressão, o que impacta diretamente nas entregas.

O DANFE Simplificado reduz custos para sua emissão, por se tratar de um documento menor e mais resumido. Estudos apontam uma economia de até 40% nos custos operacionais para a impressão do DANFE Simplificado se comparado ao modelo tradicional em tamanho A4. 

A redução inclui desde o consumo de tinta da impressora a laser e de energia elétrica até o custo com o próprio envelope plástico que antes era obrigatório.

Já para o consumidor final, além de ter sua mercadoria em mãos em menos tempo, ele também se beneficia com o padrão de informações do DANFE Simplificado, que por ser um documento mais resumido, é mais fácil para fazer a leitura e interpretação dos dados contidos no DANFE.

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania