Contabilidade

Reforma Tributária: programas de incentivo fiscal

7 jun 2024 3 minutos de leitura

Tópicos

O governo federal apresentou ao Congresso um projeto de regulamentação da reforma tributária que inclui a possibilidade de premiar consumidores com sorteios em dinheiro. 

Essa proposta está inserida no artigo sobre programas de incentivo à cidadania fiscal. Nesse ínterim, quem explica é Bernard Appy, secretário extraordinário para a reforma.

Prêmios em dinheiro como incentivo fiscal

De acordo o Ministério da Fazenda, entre R$ 600 a R$ 700 milhões poderão ser destinados anualmente para sorteios. O objetivo é premiar os consumidores que solicitarem a emissão de notas fiscais com o Imposto Sobre Valor Agregado (IVA). 

Appy destacou que a ideia dos sorteios visa incentivar todos os cidadãos a pedirem a nota fiscal. “Fazemos algo que é legal e progressivo… todos têm interesse em pedir nota, mesmo quem ganha mais. Mas, aquela pessoa de menor renda, proporcionalmente, tem mais chance de ganhar”, afirmou.

Projeto de lei

O artigo 55 do projeto de regulamentação permite a criação de programas de incentivo à cidadania fiscal, com o objetivo de encorajar o consumidor final a solicitar a emissão de notas fiscais. 

Esses programas podem ser financiados com até 0,05% da arrecadação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). O IBS é um imposto de competência dos estados e municípios, enquanto a CBS é de responsabilidade do governo federal. 

Implementação na Reforma Tributária

A ideia de sorteios ou devolução de créditos aos contribuintes não é nova, existindo em diversos programas estaduais e municipais. 

A proposta busca ampliar a prática, oferecendo uma recompensa significativa para estimular a participação cidadã na fiscalização tributária.

O primeiro projeto de regulamentação da reforma tributária foi oficialmente entregue ao Congresso no dia 24 de maio. Na ocasião, o ministro da Fazenda, acompanhado por Bernard Appy e pelo secretário-executivo da Fazenda, se reuniu com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para apresentar os detalhes da proposta.

Com essa iniciativa, o governo visa não apenas aumentar a arrecadação tributária, mas também fortalecer a cidadania fiscal. Em outras palavras, a ideia e incentivar os consumidores a participarem ativamente do sistema tributário através de prêmios atrativos. 

A regulamentação da reforma tributária segue agora para debate no Congresso Nacional. Será discutida e, possivelmente, ajustada antes de sua implementação final.

Conte com a Webmania® para se manter sempre atualizado nas movimentações do universo tributária e garanta a conformidade fiscal do seu negócio!

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania