Contabilidade

Como resolver a rejeição do XML na Nota Fiscal?

14 jun 2024 5 minutos de leitura

Tópicos

Se você lida com a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), provavelmente já se deparou com a frustração de ter o XML rejeitado. 

A rejeição do XML na Nota Fiscal é um problema comum, mas pode ser evitado com conhecimento adequado e algumas boas práticas. Neste artigo, vamos explorar uma das principais causas dessa rejeição e oferecer um guia prático para resolvê-la. 

Os possíveis erros são:

  • Rejeição 225: falha no Schema XML do lote de NF-e;
  • Rejeição 217: NF-e não consta na base de dados da Sefaz;
  • DANFE: sem valor fiscal falta protocolo de aprovação da Sefaz.

Entretanto, quando a SEFAZ não especifica qual erro ocorreu no preenchimento da nota fiscal, é retornado um erro genérico: Falha no Schema XML do lote de NFe. 

Este erro indica que há algum dado na sua nota fiscal que foi preenchido incorretamente ou está inconsistente. Para identificar a causa do problema, é necessário primeiramente verificar os logs da nota fiscal enviados pela própria SEFAZ no momento da emissão.

Falha no Schema XML do lote de NF-e

Quando o erro for de “Falha no Schema”, significa que alguma informação no XML não está de acordo com o layout de Schema válido pela Sefaz.

Confira abaixo o passo a passo detalhado:

  • Acesse o painel de controle da Webmania®;
  • Ao localizar a nota fiscal, clique em Opções > Logs;
  • Verifique o log de Envio e Recibo (retornados pelo próprio Sefaz);

Importante: caso a Sefaz não tenha indicado o erro específico é necessário validar o XML na Sefaz do Rio Grande do Sul. 

  • Realize o download do XML em Opções > Download XML;

Assim que solicitado o download, a visualização será em formato de código, como na imagem abaixo:

Formato de visualização assim que solicitado o download

Em seguida, basta clicar no arquivo com o botão direito.

  • Selecione a opção Exibir código fonte da página para abrir o formato correto a ser copiado no validador de XML;

Formato correto a ser copiado no validador de XML

  • Acesse o site da Sefaz para copiar e colar todo o conteúdo XML no espaço disponível;
  • Depois, clique no botão Validar;
  • Após a validação, será possível conferir o resultado. 

Sempre estará indicado qual a tag do XML está inválida. Pressione as teclas Ctrl + F no seu computador para procurar a tag. Em seguida, verifique o que ela significa e como deve ser preenchida.

Manual de Orientação ao Contribuinte

Quando não souber do que se trata o erro, onde corrigir, ou como realizar o preenchimento da forma correta, é possível consultar o Manual de Orientação ao Contribuinte (MOC). 

O Manual é um documento oficial elaborado pela Secretaria da Fazenda (SEFAZ) brasileira. Ele é destinado aos contribuintes que emitem a Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e/ou Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e). 

O MOC contém diretrizes detalhadas sobre como deve ser realizado o preenchimento e a emissão desses documentos fiscais eletrônicos, além de especificações técnicas e regras de validação do XML das notas fiscais.

Conclusão

Resolver a rejeição do XML na Nota Fiscal pode parecer complicado à primeira vista, mas com as informações e dicas corretas, é possível corrigir o erro sem mais complicações. 

Ao seguir as orientações da Webmania®, você estará melhor preparado para evitar erros. Além disso, terá suas notas fiscais sempre aceitas e em conformidade.

Se você ainda tiver dúvidas ou precisar de ajuda, não hesite em conversar com nossos especialistas! Estamos aqui para garantir que suas operações fiscais ocorram sem contratempos. 

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania