Contabilidade

Perdi o prazo do Simples Nacional, o que fazer?

7 fev 2024 2 minutos de leitura

Tópicos

O prazo de adesão ao Simples Nacional, o regime simplificado de cobrança de impostos, se encerrou no último mês, no dia 31/01. Criado em 2006, este regime beneficia Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). Embora tenha sido considerada a possibilidade de prorrogação, isso não ocorreu.

Empresas que não se cadastraram dentro do prazo estabelecido não terão a oportunidade de aderir ao Simples Nacional em 2024. Segundo Silvio Vucinic, consultor do Sebrae-SP, as empresas só poderão voltar a esse regime em 2025. Elas devem fazer essa escolha até o último dia útil de janeiro deste ano.

Para empreendedores que não conseguiram aderir ao Simples Nacional neste período, restam duas opções de tributação: lucro presumido ou lucro real. Pedro Mendes, professor do Conselho Regional de Contabilidade do Rio, afirma que essa mudança torna a cobrança mais burocrática. Especialmente para MEIs, pode ser necessário contratar um contador.

Existe alguma opção para o empreendedor?

A única forma de um empreendedor voltar a recolher impostos através do Simples Nacional em 2024 é por meio de um novo CNPJ. Dependendo do caso, pode ser vantajoso encerrar o CNPJ atual, quitando todos os débitos, e então abrir um novo negócio. Os empreendedores devem ponderar se vale a pena manter o mesmo CNPJ ou aguardar até 2025.

Novas empresas têm a possibilidade de aderir ao Simples Nacional a qualquer momento do ano, desde que estejam dentro dos limites estabelecidos pelo Governo Federal. As MEs e EPPs devem optar pelo Simples Nacional até 30 dias após o início da atividade, contados a partir do último deferimento de inscrição municipal ou estadual, e o prazo máximo para essa opção não pode ultrapassar 60 dias da data de inscrição no CNPJ, conforme especificado no site do governo. Os MEIs são automaticamente enquadrados nessa modalidade.

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania