A substituição tributária, especialmente no contexto do ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, é um tema importante para empresas que atuam no comércio de bens e serviços.
Antes de mais nada, vamos entender: a substituição tributária é utilizada para a arrecadação antecipada do ICMS. Nesse sistema, a responsabilidade pelo pagamento do imposto é transferida a um contribuinte substituto, geralmente o fabricante ou importador, que recolhe o ICMS devido em toda a cadeia de circulação do produto.
Posteriormente, o imposto é repassado ao consumidor final.
Sendo assim, relembre as informações mais importantes sobre o ICMS:
O processo de substituição tributária começa com a definição dos produtos sujeitos ao regime. Ou seja, esses produtos são estabelecidos por legislação estadual e incluem uma vasta gama de mercadorias, como bebidas, combustíveis, medicamentos e alimentos. Uma vez definidos, o fabricante ou importador, ao vender esses produtos, calcula e recolhe o ICMS devido por toda a cadeia de comercialização.
Sendo assim, ao assegurar que todos os produtos sujeitos ao regime tenham o ICMS recolhido antecipadamente, evita-se que empresas sonegadoras possam vender produtos a preços menores, desestabilizando o mercado.
Ainda mais: para saber mais sobre benefícios fiscais e Substituição Tributária, acesse nossa Central de Ajuda.
Situação tributária
Para emissão correta de uma nota fiscal com Substituição Tributária (ICMS-ST) é preciso que o código da situação tributária e o CFOP sejam os adequados para a operação.
Informar os códigos corretos evitam autuações da Receita Federal e problemas com o fisco, por esse motivo uma emissão correta de nota fiscal é essencial em suas operações.
Confira a seguir os códigos:
Lucro Presumido e Real
- 10 – Tributada e com cobrança por substituição tributária;
- 30 – Isenta ou não tributada e com cobrança por substituição tributária;
- 70 – Com redução de base de cálculo e cobrança por substituição tributária;
- 90 – Outros.
Simples Nacional
- 201 – Tributada com permissão de crédito e com cobrança por substituição tributária;
- 202 – Tributada sem permissão de crédito e com cobrança por substituição tributária;
- 203 – Isenção do ICMS para faixa de receita bruta e com cobrança por substituição tributária;
- 900 – Outros.
Para verificar todos os códigos, clique aqui.
Desafios do ICMS ST
Embora a substituição tributária simplifique muitos aspectos da tributação, ela também apresenta alguns desafios, como o cálculo correto da base de cálculo presumida e da MVA, que pode variar de acordo com a legislação de cada estado.
Além disso, empresas precisam estar atentas às constantes mudanças na legislação tributária para garantir a conformidade.
Outro ponto de atenção é o impacto financeiro do ICMS recolhido antecipadamente, que pode afetar o fluxo de caixa das empresas, especialmente aquelas de menor porte. Portanto, um bom planejamento fiscal é essencial para lidar com essas questões.
Veja as orientações da Webmania para manter um planejamento fiscal eficiente:
Garantir a conformidade legal e contábil da empresa pode proporcionar tranquilidade na rotina. A Webmania® conta com soluções para automatizar processos fiscais e livrar o empreendedor da burocracia.
Acesse o site e conheça nossos planos!