Tópicos

Contabilidade

17 abr 2024 4 minutos de leitura

MEI: Descubra como emitir a NFS-e simplificada

A emissão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) no padrão nacional é uma obrigatoriedade para os MEIs, Microempreendedores Individuais, que prestam serviços para pessoas jurídicas (PJ).

A Nota Fiscal de Serviço eletrônica é um documento fiscal eletrônico que registra a prestação de serviços de empresas e profissionais autônomos; ela garante a legalidade das transações e permite o recolhimento dos impostos devidos. 

A NFS-e, tanto no modelo completo quanto no simplificado, pode ser emitida pelo Portal de Gestão NFS-e – Contribuinte e no aplicativo NFS-e Mobile, ou através do software de emissão de notas fiscais da Webmania®.

O que é o modelo simplificado?

O modelo simplificado da NFS-e é uma forma de dar praticidade ao processo de emissão de notas fiscais para os serviços e clientes que são recorrentes, já que utiliza o cadastro prévio de informações sobre o serviço prestado do MEI. Esse cadastro fica salvo na aba “Favoritos”.

A NFS-e simplificada exige apenas o preenchimento de informações mais básicas, como CPF ou CNPJ do cliente, o valor da nota e o tipo de serviço prestado, e não requer o uso de Certificado Digital. 

Com isso em mente, a Webmania® preparou um guia para descomplicar a emissão das notas fiscais do MEI. Confira abaixo:

Como emitir nota fiscal simplificada.

  • Acesse o Portal de Gestão NFS-e – Contribuinte;

Na seção de serviços online, você encontrará a opção para emissão de NFS-e.

  • Faça o login ou Cadastro;

Caso seja seu primeiro acesso, será necessário realizar o cadastro e informar seus dados pessoais e de sua empresa. Mas se já tiver cadastro, basta fazer o login com seu usuário e senha.

  • Clique no ícone para emitir nota, localizado abaixo de “Acesso Rápido”;
  • Escolha “Emissão simplificada”;

Não se esqueça de preencher todos os campos obrigatórios. Nessa modalidade, você precisa fornecer apenas CPF ou CNPJ do cliente, o valor da nota e o tipo de serviço prestado. 

  • Clique em “Emitir”;

É importante guardar uma cópia do documento para seus registros. Você pode imprimir ou salvar a versão digital da nota fiscal.

Clique aqui para conhecer os planos da Webmania e tenha acesso ao passo a passo para realizar a emissão da NFS-e simplificada no nosso painel, nº1 em emissão de nota fiscal do Brasil.

Para que sua empresa realize suas atividades comerciais de forma regular e esteja em conformidade com a legislação, é essencial a emissão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica no padrão nacional; o modelo simplificado garante um processo mais rápido e eficiente para o Microempreendedor Individual (MEI).

 

Fonte: Central de Ajuda Webmania. Disponível em: https://ajuda.webmaniabr.com/hc/pt-br/articles/24087259476621-Como-emitir-NFS-e-simplificada-no-padr%C3%A3o-nacional-para-MEI

Blog Webmania. Disponível em: https://webmaniabr.com/blog/nota-fiscal-de-servico-completa-ou-simplificada/

Revista PEGN. Disponível em: 

https://revistapegn.globo.com/mei/noticia/2024/02/nota-fiscal-mei-simplificada-ou-completa.ghtml

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania