Nos últimos anos, o Microempreendedor Individual, conhecido como MEI, tem mostrado um compromisso crescente com a sustentabilidade ambiental. Segundo pesquisas, houve um grande aumento na adoção de práticas sustentáveis entre 2022 e 2024.
Nesse sentido, o estudo examinou dez variáveis relacionadas à sustentabilidade e revelou que o controle do consumo de energia é a principal ação adotada pelo MEI, com 75% dos entrevistados seguindo essa prática.
Em seguida, estão o controle do consumo de água, adotado por 67% dos empreendedores, e a separação de lixo para coleta seletiva, que cresceu de 52% em 2022 para 64% em 2024.
Práticas sustentáveis adotadas pelo MEI
Entre as ações de sustentabilidade praticadas pelas empresas, estão:
- Controle do consumo de energia;
- Controle do consumo de água;
- Controle do consumo de papel;
- Separação de lixo para coleta seletiva;
- Uso de matéria-prima ou material reciclável no processo produtivo;
- Destinação adequada de resíduos tóxicos;
- Reciclagem de pilhas, baterias e pneus;
- Compra e/ou venda de produtos usados;
- Captação de água da chuva e/ou reutilização da água;
- Uso de energia solar.
Ainda mais, as micro e pequenas empresas tiveram uma leve queda no controle do consumo de energia, de 74% em 2022 para 70% em 2024.
O impacto dos pequenos negócios
Os microempreendedores individuais são, como já sabemos, fundamentais para o desenvolvimento econômico do país. Nesse sentido, a implementação de práticas sustentáveis atende às demandas de consumidores mais conscientes e também reduz custos operacionais, diminuindo desperdícios e aumentando a eficiência.
Ao adotar essas boas práticas, o MEI contribui para um meio ambiente mais saudável. Além disso, também se posiciona melhor no mercado, atendendo à crescente demanda por responsabilidade socioambiental.
Acompanhe nosso blog para mais insights sobre o mundo dos negócios!