Contabilidade

Passo a passo para integrar a API da Webmania® em diversos sistemas

5 jun 2024 6 minutos de leitura

Tópicos

A API de emissão de documentos fiscais da Webmania® é compatível com qualquer linguagem de programação. A comunicação das APIs são feitas via JSON, isso permite integrações entre sistemas, ERPs e Marketplaces. 

Assim, é possível estabelecer:

  • Comunicação com impressoras fiscais;
  • Integração com sistemas homologados para importação de arquivos XML;
  • Emissão e transmissão de notas fiscais eletrônicas à Receita Federal (PAF-ECF), entre outros.

A seguir, confira algumas vantagens de fazer a integração do seu sistema:

Eficiência na operação

A API da Webmania® automatiza a transferência de dados e processos entre sistemas. Em síntese, isso minimiza a necessidade de intervenção manual e reduz a probabilidade de erros; além disso, resulta em um fluxo de trabalho mais rápido e confiável.

Escalabilidade

Os sistemas podem ser adaptados e expandidos com mais facilidade conforme necessário. Ou seja, isso oferece uma grande flexibilidade e escalabilidade, permitindo que desenvolvedores adicionem novas funcionalidades ou aumentem a capacidade dos serviços existentes sem a necessidade de reestruturações profundas.

Inovação

A API da Webmania® reduz significativamente as barreiras para novos desenvolvimentos e permite que as empresas lancem rapidamente novas ideias e serviços no mercado, muitas vezes liderando a transformação digital em seus setores.

Otimização

A capacidade da API de reduzir a complexidade e acelerar a integração entre sistemas resulta em uma economia significativa de tempo e recursos.

Isso permite que as empresas direcionem seus esforços para focar em melhorias, inovações e no aprimoramento da experiência do usuário final.

Passo a passo para integrar a API da Webmania® em diversos sistemas

É essencial que o programador de confiança leia atentamente a documentação da API, que foi projetada de maneira intuitiva para facilitar a integração com qualquer sistema. 

A documentação fornece detalhes sobre os endpoints disponíveis, os parâmetros necessários, os métodos de autenticação e exemplos de solicitações e respostas. Para desenvolver a integração, utilize a linguagem de programação de sua preferência e assegure-se de que todas as solicitações na API sejam feitas em um ambiente criptografado HTTPS, incluindo os parâmetros necessários. 

Na implementação, inclua a autenticação adequada nas suas solicitações, pois a Webmania® utiliza tokens de API, chaves de acesso ou outros métodos para autenticar as solicitações. 

Antes de colocar a integração em produção, realize testes rigorosos para garantir que a comunicação entre o seu sistema e a API da Webmania® funcione corretamente.

O fluxo de formulário para Marketplace, ERP e outros sistemas na API de Nota Fiscal da Webmania® vai auxiliá-lo na hora de realizar a integração do sistema. É preciso ficar atento a todas as informações necessárias:

  • Cadastro de emissor

Empresa (tipo de tributação, CNPJ, razão social, nome fantasia, Inscrição Estadual e endereço);

Certificado A1 (arquivo e senha);

Informações fiscais (série e número da NFe);

  • Regras tributárias

Os campos fixos são: 

Nome (identificação da regra);

Cenário (dentro ou fora do estado);

Tipo destinatário (pessoa física ou jurídica);

CFOP (CFOP do cenário).

Em relação aos campos variáveis, as informações requeridas mudam de acordo com:

ICMS;

IPI, PIS e COFINS. 

  • Cadastro produto

Além de preencher o nome da regra tributária, é preciso informar:

Nome do produto;

NCM;

CEST;

Origem;

Preço.

  • Retorno Nota Fiscal

Status;

Motivo;

DANFE;

DANFE simples;

DANFE etiqueta;

Log.

Assista ao vídeo tutorial sobre como realizar a integração entre sistemas, ERPs e Marketplaces usando a API de Emissão de Notas Fiscais da Webmania®:

Ainda mais, o fluxograma de conexão da API de Nota fiscal funciona assim:

Conexão de sistemas na API da Webmania®

É preciso programar seu sistema para tratar adequadamente as respostas da API, ou seja, o processo inclui gerenciar códigos de status HTTP, processar os dados retornados e lidar com possíveis erros. 

Após a implementação, monitore a integração para garantir seu funcionamento contínuo e esteja atento a quaisquer atualizações na API, ajustando seu sistema conforme necessário.

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania