Tópicos

ContabilidadeTecnologia

9 jul 2021 3 minutos de leitura

Como realizar a consulta de NFC-e por QR Code?

Recentemente nós lançamos a API de consulta por QR Code, na qual o usuário poderá realizar consultas de informações da NFC-e diretamente pelo QR Code. Através desta ação é possível consultar a NFC-e para fins promocionais, como ações que envolvem cashbacks e descontos, ou até verificações contábeis empresariais. Mas você sabe o que é o QR-code do DANFE e como consultá-lo? Confira essa matéria que desenvolvemos para vocês.

DESTAQUE: ACESSE A DOCUMENTAÇÃO DA CONSULTA POR QR CODE

1) O que é QR Code?

É um código de barras bidimensional que foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave. QR significa “quick response” devido à capacidade de ser interpretado rapidamente.

Esse tipo de codificação permite que possa ser armazenada uma quantidade significativa de caracteres. O QR code a ser impresso na Nota Fiscal do Consumidor eletrônica – NFC-e seguirá o padrão internacional ISO/IEC 18004.

Ele deverá existir no DANFE NFC-e relativo à emissão em operação normal ou em contingência, seja ele impresso ou virtual (DANFE NFC-e em mensagem eletrônica).

2) Qual a finalidade do QR-Code impresso no DANFE-NFC-e?

A impressão do QR-Code no DANFE-NFC-e tem a finalidade de facilitar a consulta dos dados do documento fiscal eletrônico pelos consumidores, mediante leitura com o uso de aplicativo leitor de QR-Code.

Quais informações são retornadas na consulta da nota fiscal por QR Code?

A resposta do corpo da mensagem será no formato objeto JSON, contendo os seguintes campos:

API de Consulta de QR Code Webmania

Lançamos um complemento da nossa API de Consultas de Notas Fiscais para atender exatamente esse mercado de consultas para NFC-e. Toda consulta trará os principais retornos da nota, sendo assim os principais status relativos da emissão, sendo aprovação ou reprovação, data de emissão e afins. Contudo, quando exige a necessidade da consulta total do DANFE de NFC-e, não são todos os estados que realizam essa liberação de visualização pela API, em decorrência da LGPD que barra essa modalidade de consulta.

Quer saber em quais estados são possíveis obter o DANFE completo da NFC-e através da consulta do QR-Code? Clique aqui que separamos todas as localidades que conseguimos auxiliar através da Rest API.

E ficou curioso para saber como funciona essa API? Clique aqui e conheça todas as ações que são realizadas pela nossa API para auxiliar o seu negócio.

 

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania