Existem mais de 10.000 regras e legislações de imposto dos estados brasileiros atualmente, constantemente atualizadas pelo time de especialistas contábeis da Webmania.
A Webmania consegue simplificar os impostos para todos os clientes, garantindo que a emissão esteja em conformidade com as normativas estipuladas pelo fisco.
Neste artigo, entenda como funciona o cálculo automático de impostos na Webmania.
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
Visando simplificar os impostos na emissão de notas fiscais, a Webmania define automaticamente a alíquota do ICMS, baseando-se em informações da emissão, como: NCM, CFOP, origem do produto, estado de destino, consumidor e outros inúmeros parâmetros.
Desse modo, o usuário deverá informar apenas o código da Situação Tributária. Assim, o cálculo e a alíquota do imposto são realizados automaticamente pelo sistema.
Ainda mais: assista o vídeo e relembre as principais informações sobre o ICMS.
Substituição Tributária (ICMS ST)
Para operações que possuem ICMS ST, o usuário deverá informar somente o percentual da MVA original, a Margem de Valor Agregado, ou o valor da Pauta Fiscal do produto. Dessa forma, a alíquota e o cálculo do imposto são realizados automaticamente pelo sistema.
Importante: nos casos em que a operação seja calculada com a MVA ajustada, o sistema também irá definir o percentual automaticamente, a partir da MVA original que o usuário tenha informado.
Para saber mais sobre ICMS ST, clique aqui.
Fundo de Combate à Pobreza (FCP)
Não é necessário informar parâmetros para cálculo desse imposto. Sendo assim, o emissor define a alíquota e o cálculo é feito automaticamente.
Nesse sentido, esse processo é realizado baseando-se em informações da emissão, tais como: NCM, origem do produto, estado de origem e destino, consumidor e outros inúmeros parâmetros.
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
Trata-se de um imposto federal que incide sobre os produtos da indústria nacional ou na importação de produtos estrangeiros no desembaraço aduaneiro.
Saiba mais sobre o IPI no vídeo a seguir:
Ou seja, o usuário deverá informar apenas o código da Situação Tributária e o percentual que irá tributar para o IPI na operação. Com relação ao cálculo, não é necessário se preocupar; o sistema calcula automaticamente a partir das informações que foram parametrizadas.
Programa de Integração Social (PIS)
Antes de mais nada, relembre o que é o PIS:
Para o cálculo deste tributo, o usuário deverá informar apenas o código da Situação Tributária e o percentual que irá tributar na operação.
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS)
COFINS é um imposto federal cobrado sobre o faturamento de pessoas jurídicas. Em outras palavras, é usado para custear a seguridade social de trabalhadores de empresas privadas.
Saiba mais sobre esse tributo:
Fique atento: o usuário deverá informar apenas o código da Situação Tributária e o percentual que irá tributar para o COFINS na operação.
Desse modo, o emissor define a alíquota e o cálculo é feito automaticamente.
Contato
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com especialistas da Webmania para mais informações!
Confira nossos horários de atendimento:
- Chat
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados;
Atendimento via ticket disponível 24 horas por dia.