Tópicos

Empresarial

6 out 2023 3 minutos de leitura

Pix automático: o que é e como vai funcionar?

O Banco Central anunciou oficialmente que o Pix Automático será lançado em outubro de 2024. Esta inovação funcionará como um sistema de “débito automático”, permitindo pagamentos recorrentes automatizados após a autorização prévia do usuário pagador.

Para os consumidores, o Pix Automático será uma opção gratuita. Enquanto as empresas poderão ser tarifadas no momento do recebimento, similar ao sistema tradicional de Pix. Os usuários terão a possibilidade de gerenciar seus pagamentos recorrentes com diversas funcionalidades. Incluindo a definição de um limite máximo para o valor das parcelas debitadas, além da opção de cancelar a autorização a qualquer momento.

Para quem o Pix automático será ofertado?

Esse serviço estará disponível para uma variedade de modelos de negócios, tanto digitais quanto físicos. Empresas de diferentes áreas, como energia, telefonia, escolas e serviços de streaming, poderão oferecer esse produto aos consumidores.

Apesar de planejado desde 2021, o lançamento do Pix Automático atrasou devido a greve de servidores e outras questões de agenda. No entanto, o Banco Central divulgou o plano de desenvolvimento da ferramenta, proporcionando transparência sobre o processo.

Qual o cronograma de lançamento?

O cronograma foi divulgado pelo Banco Central e pode ser verificado a seguir:

junho e agosto/2023 – especificação

setembro/2023 – publicação das regras (regulamento do Pix e manuais)

outubro/2023 a fevereiro/2024 – desenvolvimento dos sistemas 

março/2024 – testes

outubro/2024 – lançamento

Pix automático x débito automático

Segundo o Banco Central, essa medida vai facilitar o recebimento de pagamentos recorrentes para empresas de diferentes setores.

Atualmente, o débito automático requer acordos individuais com várias instituições, o que gera complexidade operacional e custos elevados. Isso limita a disponibilidade deste serviço principalmente a grandes empresas, em sua maioria prestadoras de serviços públicos. Além disso, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis para muitas pessoas, segundo o Banco Central.

Carlos Eduardo Brandt, coordenador do Fórum Pix, diz que usar o Pix para isso pode aumentar a concorrência no setor. O sistema do Pix é aberto e pode ser usado por qualquer instituição, como bancos grandes, digitais, cooperativas, fintechs e outros serviços financeiros.

Fonte: InfoMoney. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/minhas-financas/pix-automatico-deve-ser-lancado-em-abril-de-2024-veja-como-funciona/

Assine nossa
newsletter

Fique sempre por dentro das
novidades com a Webmania