18/04/2016 • categoria:Editorial comentários •
A importância de criar uma cultura na sua empresa

Vou começar por uma verdade pouco dita: delegar é estar livre para pensar no futuro da empresa.

Qualquer dono de empresa que se preze irá centralizar tudo para si, nós sabemos exatamente como todas as coisas devem ser feitas – o perfeito roteiro da implementação de um projeto, a melhor maneira de abordagem ao cliente, como solucionar problemas cotidianos da empresa, como corrigir falhas de atendimento, ser a solução de todos os problemas e o verdadeiro herói da empresa. Todos os seus funcionários respiram aliviados quando é você que lida com toda a situação.

Se isso está ocorrendo aí, sinto muito em lhe dizer, mas você está fazendo isso errado!

Vamos ter um momento de reflexão, talvez o que vou falar possa doer. Se você precisar se afastar agora da sua empresa, ela corre o risco de desaparecer?

Respire fundo, e se for um sim, eu acredito que podemos encontrar uma solução que irá nos custar muito de nossas horas e certamente teremos que quebrar nosso próprio paradigma.

Crie uma cultura com duas palavras: Delegar e automatizar.

Delegar não é mandar, é construir uma equipe sabendo que todos podem lidar com os problemas diários antes mesmo de chegar em você. É mostrar ao funcionário que ele pode ser o que ele quiser dentro da empresa, pois a empresa não é eu ou você, são todos.

Coloque no papel, ou melhor, contrate um sistema de gerenciamento de projetos e atividades – como Basecamp – e mostre para todos como deve ser feito tudo de maneira simples e rápida. Crie interações entre seus funcionários e se ausente de grande parte das atividades cotidianas da sua empresa, pois eles irão saber como resolver o problema, eu te garanto!

Vou te falar um negócio, vai ter funcionário seu muito melhor do que você e no final irá morrer de orgulho por ter as pessoas certas para cada departamento da sua empresa.

Automatizar não é inventar a roda, é você facilitar suas operações diárias com softwares ou criar softwares internos que podem isentar processos que levam horas ou dias. A WebmaniaBR tem um dilema interno, se não pode fazer com um click, então temos que automatizar. Esse pensamento muda tudo, pois todos os dias pensamos em processos internos e para os clientes que podemos facilitar suas operações de maneira que não sejam necessários investimentos estratosféricos, mas que possam se pagar ao longo prazo.

Delegou e automatizou, pronto! Agora está preparado para pensar no futuro da sua empresa e não no cotidiano.

Vou fazer uma proposta que você não irá recusar – a lá Don Corleone.

Recomendo a leitura de um livro: Reinvente sua empresa de Jason Fired e David Hansson, criadores do Basecamp que falam como pode confiar mais na sua equipe para pensar mais a frente.

Para encerrar vou te dizer: essa tarefa não é fácil! Vai tirar você da sua zona de conforto.

Construir uma empresa que seja independente, em que você possa delegar para as pessoas certas e ter processos antes manuais e agora automatizados pode demorar dias, meses ou até mesmo anos para encontrar as pessoas corretas para cada setor da sua empresa.

Seja você que possui uma pequena, média ou grande empresa, começar a pensar nisso agora mesmo é o melhor caminho. Não existe um único dia em não podemos amadurecer.

Inté!

Comentários