Implementação da NT 2018.005 nos emissores WebmaniaBR

24/04/2019 • categoria:Contabilidade, Tecnologia comentários •
Implementação da NT 2018.005 nos emissores WebmaniaBR

Em janeiro de 2019 foi divulgada a Nota Técnica 2018.005 v1.00, e posteriormente a v1.20 pelo portal de nota fiscal eletrônica, trazendo alterações significativa quanto ao leiaute da NF-e (modelo 55) e NFC-e (modelo 65). Confira as principais alterações:

 

NT 2018.005 v1.00

Identificação do responsável técnico

Esse novo grupo consiste em identificar o responsável técnico pelo software de emissão de notas fiscais através de um CSRT (Código de segurança do responsável técnico) gerado pelo SEFAZ, podendo ter de 16 a 32 bytes, e de sigilo entre Secretaria da Fazenda e empresa emissora.

Alteração de leiaute em grupos da Nota Fiscal Eletrônica

  • Grupo F, sobre identificação do local de retirada: Novos campos para melhor identificação do estabelecimento ou local de retirada.
  • Grupo G, sobre identificação do local de entrega: Novos campos para a identificação mais precisa do estabelecimento ou local de entrega.
  • Grupo K, sobre detalhamento específico de medicamento e matérias-primas farmacêuticas: Alteração do leiaute para a identificação do motivo de isenção pela ANVISA separado do código do produto.
  • Grupo N, sobre repasse do ICMS ST: Adicionado novos campos para informações sobre Fundo de Combate à Pobre, antes retido pelo ST.
  • Grupo ZD, sobre as informações do responsável técnico: Grupo criado para identificação da empresa responsável técnica pela emissão das notas, conforme citado no tópico “Identificação do responsável técnico”.
  • Protocolo de recebimento da NF-e: Adicionado campo, que fica a critério da cada UF, para o retorno de mensagem da SEFAZ com o contribuinte.

Alteração DANFE

A DANFE recebeu três alterações com a NT 2018.005, sendo elas:

  • Quadro do transportador, onde é necessário acrescentar a identificação da modalidade em que o produto será transportado;
  • Informações sobre o local de retirada na área especificada, caso haja o preenchimento do grupo F;
  • Informações sobre o local de entrega na área especificada na DANFE, caso haja o preenchimento do grupo G.

Para saber mais sobre a NT 2018.005 v1.00 clique aqui.

 

NT 2018.005 v1.20

A NT 2018.005 v1.20, lançada em março, trouxe a prorrogação indefinida do prazo para implementação da identificação do responsável técnico falado acima, exceto nos estados de Alagoas, Amazonas, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Roraima. A implementação de produção nesses estados foi alterado para o começo do mês de maio, com a data prevista para 07/05/2019.

Para saber mais sobre a NT 2018.005 v1.20 clique aqui.

 

O emissor WebmaniaBR

O emissor de notas fiscais da WebmaniaBR está seguindo todas as atualizações conforme a NT 2018.005, para entregar o melhor sistema para nossos clientes e parceiros, então não fique fora dessa! Para conhecer nossos planos e serviços clique aqui!