Impérios da Internet #01: Conheça os segredos do Netflix!

24/09/2015 • categoria:Tecnologia comentários •
Impérios da Internet #01: Conheça os segredos do Netflix!

Certamente você já assistiu ou escutou alguém comentar sobre os seriados House of Cards, Orange is the new Black, Marco PoloDemolidor ou Narcos um dos melhores seriados originais do Netflix. Com apenas um click no play é possível assistir quando e onde quiser os seus filmes e seriados favoritos, mas você já deve ter se perguntado qual mágica nos bastidores acontece – ou melhor por trás da sua televisão – para você ficar enfeitiçado tantas horas e assistir um seriado inteiro em apenas um final de semana. 🙂

Fundada em 1997 inicialmente para entregar DVD’s em casa, esse império da internet está avaliado em nada menos que 40 bilhões de dólares. A Neflix hoje é o maior serviço de streaming de vídeo no mundo, fornecendo mais de um bilhão de horas de filmes e seriados por mês para mais de 60 milhões de assinantes em suas televisões, computadores, tablets e smartphones.

Sem-Título-1Segredo nº 1: Conectividade em todos os dispositivos

A Netflix possui uma grande preocupação e cuidado para que o seu aplicativo rode em diversas televisões e sistemas operacionais com a mesma qualidade e experiência. Em 2013, a Business Insider visitou o escritório do Netflix em Los Gatos – Califórnia, EUA – e mostrou que nos corredores existem inúmeras televisões para que os engenheiros testem os aplicativos. Você também pode encontrar o aplicativo na Apple Store, Google Play, Microsoft Store, em vídeogames como Playstation e XBOX, e também no browser do computador acessando o site netflix.com.

Segredo nº 2: Interação 

Para as televisões a interação começa a partir do controle remoto, para que até mesmo pessoas menos experientes com o mundo da tecnologia possam também acessar o Netflix de forma facilitada.

Ao acessar o Netflix somos surpreendidos com filmes e seriados de acordo com o nosso perfil. Isso é possível, devido ao algoritmo que realiza o cruzamento de inúmeras variáveis como os filmes e seriados assistidos, os vídeos que estão tendo maior aceitação, país e cidade em que reside e preferências dos seus amigos do Facebook. Juntando todas essas informações, você conhece a cada semana novos títulos.

Segredo nº 3:  Cloud AWS Amazon

Imagine em um dia de chuva, dentro de casa, e você preparado para continuar a sua série e o Netflix encontra-se fora do ar. Isso não acontece devido a infraestrutura Cloud da AWS Amazon, em que recebe bilhões requisições dos milhões de assinantes todos os dias e processa de forma escalável e altamente redundante todas as informações, para entregar a mesma experiência de velocidade do aplicativo em qualquer lugar do mundo.

Também somente com a AWS Amazon, a Netflix consegue escalar milhares de servidores em poucas horas em épocas especiais como férias e final do ano, através dessa escalabilidade conseguem otimizar os custos mantendo somente os servidores necessários nos dias de baixa demanda.

Saiba mais sobre o Cloud Gerenciado AWS Amazon

Segredo nº 4:  Distribuição dos vídeos ao redor do mundo

Por fim, o Netflix possui uma rede própria de distribuição dos vídeos ao redor do mundo chamada Netflix Open Connect. Essa rede possui parceria com milhares de provedores de internet, para armazenar e entregar com a máxima qualidade possível os vídeos aos seus clientes ao redor do mundo, por isso você pode perceber que muitas vezes os vídeos do Netflix carregam muito mais rápido que vídeos como do Youtube e Facebook.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os segredos do Netflix, clique no play do seu aplicativo e comece a ver com outros olhos como a mágica acontece. Fica dica: Assista o seriado Narcos estrelado pelo Wagner Moura, um excelente seriado que conta sobre o traficante colombiano Pablo Escobar.

Impérios da Internet #01
Empresa: Netflix
Fundação: 1997
Site: netflix.com
Valor de mercado: US$ 40 bilhões (Setembro, 2015)

Comentários