O reembolso de despesas corporativas pode ser desafiador para muitas empresas, já que esse processo exige planejamento e estruturação de uma política de reembolsos. O ressarcimento consiste em devolver valores que foram gastos por funcionários com o seu próprio dinheiro durante o trabalho.
Os gastos corporativos são mais comuns em casos em que os funcionários visitam clientes ou realizam viagens corporativas. O que geralmente gera gastos com hospedagem, alimentação e deslocamento.
Quais são as despesas reembolsáveis previstas na CLT?
O processo de devolução do valor de despesas corporativas estão descritos na CLT e precisam estar contemplados na política de reembolso da empresa. De acordo com a legislação brasileira existem alguns tipos de despesas reembolsáveis, destacamos 2 principais a seguir:
1 – Auxílio Home Office
Quando previsto em contrato os empregados podem receber o reembolso das despesas arcadas para o trabalho remoto.
2 – Despesas de viagem
A CLT prevê que os empregados sejam ressarcidos de gastos relativos a viagens de trabalho, como hospedagem, alimentação, combustível, eventual manutenção do veículo, pedágios e até mesmo emissão de documentos. Porém, é de responsabilidade do funcionário guardar os comprovantes de pagamento, como recibos e notas fiscais para comprovar as despesas.
Além disso, de acordo com a legislação o reembolso pode ser feito das seguintes formas:
- O empregado junta todos os comprovantes de pagamento e notas fiscais e apresenta aos responsáveis por realizar o reembolso;
- A organização pode estabelecer previamente um valor fixo para que o empregado utilize durante o período necessário;
- Pode ocorrer de maneira mista, com parte do valor sendo antecipado pela empresa e outra parte sendo paga pelo empregado e ressarcida depois, após o envio dos comprovantes de pagamento.
Como otimizar os processos de reembolso de funcionários?
Para otimizar o processo de reembolso, é possível utilizar softwares que ajudem na organização e validação dos comprovantes de pagamento. A API de Consulta de QR Code da Webmania pode ser utilizada para validar as Notas Fiscais do Consumidor, com o fim de validar a veracidade do documento e obter informações mais detalhadas sobre a nota fiscal.
Qual a função da API de Consulta de QR Code de NFC-e?
Com a Consulta da Nota Fiscal do Consumidor via QR-Code você poderá realizar as principais verificações da nota emitida, obtendo retornos como status de emissão, aprovação e reprovação, além de obter a visualização do DANFE gerado com os produtos pertencentes à nota.
Para visualizar os produtos da NFC-e, via consulta por QRCode, é necessária a leitura visual para extração das informações fiscais. Recomendamos as tecnologias da AWS Amazon Textract ou o Microsoft Azure Pesquisa Visual para realizar a operação.
Confira todos os estados onde é possível visualizar o DANFE do NFC-e.